“Prezado motorista, eu sou um ciclista”
Mon, 25/08/14 – 14:11 | Nenhum Comentário

A ONG ENDEVR, mais conhecida como a criadora da pulseira médica MyID, lançou a campanha “Dear Motorist” (Prezado Motorista) com o objetivo de promover a segurança da atividade ciclista nos EUA.
Segundo dados fornecidos …

Continue lendo »
Assim não!!!

O que uma Organização Pública NÃO deve fazer para realizar uma boa comunicação… Imperdível!!!!

Comunicação Digital

Tire suas dúvidas sobre o universo da Comunicação Digital. Novas mídias, estratégias de comunicação digital…

Comunidade Interlegis

Saiba o que acontece na comunidade mais importante do Poder Legislativo brasileiro.

O Design Público

A comunicação publicitária a serviço do interesse público. Campanhas publicitárias, mobilização social, design…

Tipografia

Discuta, aprenda, crie… e tire suas dúvidas sobre tipografia, design gráfico e comunicação visual.

Home » Assim não!!!

A quem pertence esta Câmara Municipal?

Postado por em Wednesday, 3 September 2008Um Comentário

Certa vez li um relato de uma palestra onde o palestrante começava a sua apresentação convocando um dos membros da platéia para participar de uma ‘simulação’. O palestrante pedia ao voluntário que se posicionasse em uma extremidade do palco, enquanto ele se colocava na extremidade oposta.

O palestrante tinha nas mãos uma bolinha de tênis que era arremessada em direção ao voluntário que prontamente segurava a bola. Em seguida, o palestrante arremessava 6 bolinhas de uma só vez, e o voluntário não conseguia segurar nenhuma delas.

Moral da história?

O palestrante sentenciou: “Se em nossa comunicação enviarmos uma única mensagem o nosso público poderá agarrá-la. Ao contrário, se tivermos muitas, corremos o risco de nenhuma delas ser agarrada“.

Fiz essa introdução para ilustrar uma das primeiras lições que um profissional de comunicação deve aprender. Faça apenas uma promessa, de preferência que ela seja justificável e sustentada por algo realmente presente no seu produto ou serviço.

Infelizmente, algumas casas legislativas brasileiras ainda não aprenderam essa lição, tão básica e essencial para o sucesso de qualquer peça de comunicação.

Vejam o esforço que uma Câmara Municipal nordestina tem feito para confundir os seu público:

Importante: Não estranhem as tarjas pretas sobre as imagens. Elas não foram colocadas apenas para preservar o emprego do responsável pelo portal. Brincadeirinha… As tarjas servem apenas para preservar a identidade da Casa Legislativa em questão.

Queremos reafirmar: o objetivo do Chapa Branca é o de contribuir para a melhoria das ações de comunicação das organizações públicas. Não queremos ofender ninguém, muito menos expor qualquer organização pública ao ridículo.

Voltando ao assunto, vejam que confusão:

Na página principal temos:

Em outras páginas temos:

E nas demais temos:

Dá prá entender? A Casa é de quem, afinal de contas? É do povo? Dos seus representantes eleitos? Ou dos cidadãos de ….?

Hélio Teixeira, é publicitário, especialista em gerenciamento de identidade corporativa e apaixonado por Design Gráfico e Web Design. É consultor de Comunicação e Marketing e já prestou consultoria a grandes empresas nordestinas. No mercado publicitário atuou nas áreas de Planejamento de Mídia, Direção de Arte e Criação. Presta serviços de assessoria a instituições públicas desde o ano 2000.

Posts Relacionados

Um Comentário »

  • Liandra Magalhães says:

    Hélio,
    Muito oportuno o ser artigo. Sou funcionária de uma Câmara Municipal e també fico indignada com o uso descarado dos veículos de comunicacao da minha Câmara, por parte do presidente de plantão. Infelizmente nós funcionários não podemos fazer nada, apenas aceitar.
    Fico muito feliz pelo Chapa Branca estar trantando destas questões tão importantes.

Qual a sua opinião sobre este artigo?

Envie o seu Comentário abaixo, ou trackback a partir do seu próprio site. Você pode ainda assinar os comentários deste artigo via RSS.

Seja legal. Mande apenas o seu comentário. Não envie Spans.

Você pode usar esses tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Para ter sua foto ao lado de seu comentário é preciso ter cadastro no site Gravatar. Tendo isso, sua foto será sempre exibida no CHAPA BRANCA e em qualquer outro lugar que também use o Gravatar.