“Prezado motorista, eu sou um ciclista”
Mon, 25/08/14 – 14:11 | Nenhum Comentário

A ONG ENDEVR, mais conhecida como a criadora da pulseira médica MyID, lançou a campanha “Dear Motorist” (Prezado Motorista) com o objetivo de promover a segurança da atividade ciclista nos EUA.
Segundo dados fornecidos …

Continue lendo »
Assim não!!!

O que uma Organização Pública NÃO deve fazer para realizar uma boa comunicação… Imperdível!!!!

Comunicação Digital

Tire suas dúvidas sobre o universo da Comunicação Digital. Novas mídias, estratégias de comunicação digital…

Comunidade Interlegis

Saiba o que acontece na comunidade mais importante do Poder Legislativo brasileiro.

O Design Público

A comunicação publicitária a serviço do interesse público. Campanhas publicitárias, mobilização social, design…

Tipografia

Discuta, aprenda, crie… e tire suas dúvidas sobre tipografia, design gráfico e comunicação visual.

Home » O Design Público

40 maneiras de visualizar as Eleições 2010 (imperdível!!!!)

Postado por em Wednesday, 17 November 20106 Comentários

Neste post vamos trazer uma maravilhosa compilação feita pelo consultor de Marketing e Branding Tiago Veloso, criador da Visual Loop, publicado ontem no site InspiredMag.

A quantidade de informações compiladas por Tiago impressiona (não deve ter sido fácil fazer isso!), e nos oferece uma visão panorâmica da cobertura feita pela imprensa brasileira das últimas eleições no Brasil.

Além, é claro, de servir como uma valiosa fonte de inspiração aos profissionais de AI, jornalistas, designers gráficos, web designers e afins…

Sem dúvida, vale a pena conferir.

(clique nas imagens para ampliar)

O ESTADO DE SÃO PAULO

O Estado de São Paulo trouxe uma análise muito interessante, imediatamente após as eleições. De acordo com Eduardo Asta, “O Estado de S. Paulo foi o primeiro jornal do Brasil a publicar uma série de mapas de votação muito completo com todos os resultados. Outros jornais e revistas levaram um ou mais dias para tê-los. Em alguns casos, os nossos mapas foram utilizados como referência e foram reproduzidos. ”

“A publicação destes mapas publicados em um tempo tão curto, foi o resultado de um excelente planejamento e um maravilhoso trabalho em equipe. O Departamentos de Arte do jornal on-line e impresso trabalharam juntos para representar os dados corretos com a visualização correta. Mais de 10 profissionais, desde a programação, arte e redação, estiveram envolvidos nesta operação. Alguns deles:. Carlos Lemos, Daniel Lima, Gisele Oliveira, Glauco Lara, Niza Souza, Regina Elisabeth, Rubens Paiva e Rodrigo Fortes.”

“Foi a primeira vez que os leitores puderam ver o quão diferente o Brasil pode ser. O mapa da esquerda mostra a representação geográfica usual. O mapa à direita foi deformado em função do número de eleitores. Tente comparar o estado do Amazonas: Ele desaparece completamente. No primeiro mapa o predomínio da cor vermelha. O segundo mapa mostra um melhor equilíbrio entre vermelho e azul, refletindo o resultado da votação final. ”

Equipe envolvida nos mapas anteriores (em ordem alfabética): Carlos Lemos, Daniel Lima, Eduardo Asta, Glauco Lara, Niza Souza, Rubens Paiva e Tcha CHOT.

FOLHA DE SÃO PAULO

Simon Ducroquet e a equipe da Folha de São Paulo produziram alguns grandes projetos também:

  • O contra-peso do social democratas
  • A genealogia dos partidos
  • O voto no detalhe
  • O peso do Nordeste
  • A NOTÍCIA

    Sob a batuta de Fábio Abreu o periódico A NOTÍCIA criou alguns dos mais inovadores infográficos sobre estas eleições:

  • Como se elege um deputado

  • Um perfil dos votos para o novo governador de Santa Catarina
  • PT versus PSDB
  • A TARDE

    O jornal A Tarde, da Bahia, apresentou uma quantidade razoavelmente boa de infográficos, produzido por Danilo Bandeira, Túlio Carapiá, Cau Gomez e Iansã Negrão, entre outros:

    COMPARANDO OS GOVERNOS, POR ILUSTRE BOB

    O designer gráfico e ilustrador Bruno Barros, vulgo Ilustre Bob, gerou muito buzz com sua série de infográficos que comparam os dois últimos governos em uma série de questões.

    Twiteleitoral

    O serviço de monitoramento Twiteleitoral, criado exclusivamente para medir o impacto das eleições no Twitter, fez um infográfico sobre o buzz durante a última fase da campanha presidencial. Todos os dados foram compilados em um mapa interativo:

    INTERATIVO (clique nas imagens para interagir)

    É claro que também tinha um monte de visualizações interativas na internet. Aqui estão algumas delas:

  • A mitologia do Novo Governo
  • A primeira mulher presidente, por G1
  • O resultado final das eleições, por Veja
  • Galeria dos presidentes brasileiros, por Revista Época
  • A votação presidencial no Brasil por município, por O Estado de São Paulo
  • O resultado das eleições presidenciais, por G1
  • Linha do tempo das eleições brasileiras, pela Câmara dos Deputados
  • O novo cenário político brasileiro, pela Revista Veja
  • A eleição em todo o Brasil [interativo], pelo A Tarde
  • Celebridades candidatas pelo Brasil, pelo A Tarde
  • A corrida presidencial do Brasil nas redes sociais, pelo A Tarde
  • Candidatos à presidente no Twitter, por Revista Veja
  • Posts Relacionados

    6 Comentários »

    Qual a sua opinião sobre este artigo?

    Envie o seu Comentário abaixo, ou trackback a partir do seu próprio site. Você pode ainda assinar os comentários deste artigo via RSS.

    Seja legal. Mande apenas o seu comentário. Não envie Spans.

    Você pode usar esses tags:
    <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Para ter sua foto ao lado de seu comentário é preciso ter cadastro no site Gravatar. Tendo isso, sua foto será sempre exibida no CHAPA BRANCA e em qualquer outro lugar que também use o Gravatar.