Se elas encontrarem, elas vão brincar…
Thu, 17/07/14 – 9:16 | Nenhum Comentário

“Se elas encontrarem, elas vão brincar. Mantenha suas armas em lugar seguro”, esta é a mensagem desse anúncio da EVOLVE, ONG norte-americana, que atua na prevenção da violência armada nos EUA.
A EVOLVE parte do princípio …

Continue lendo »
Assim não!!!

O que uma Organização Pública NÃO deve fazer para realizar uma boa comunicação… Imperdível!!!!

Comunicação Digital

Tire suas dúvidas sobre o universo da Comunicação Digital. Novas mídias, estratégias de comunicação digital…

Comunidade Interlegis

Saiba o que acontece na comunidade mais importante do Poder Legislativo brasileiro.

O Design Público

A comunicação publicitária a serviço do interesse público. Campanhas publicitárias, mobilização social, design…

Tipografia

Discuta, aprenda, crie… e tire suas dúvidas sobre tipografia, design gráfico e comunicação visual.

Home » Assim não!!!, Video

Não seja um zumbi!

Postado por em Wednesday, 4 April 20122 Comentários

Adoro campanhas bem humoradas. Acredito que o riso é uma ferramenta poderosa, e quando bem utilizado, pode desempenhar um importante papel na transformação da sociedade. Porém, sempre temos que tomar muito cuidado ao enveradar pelos caminhos do humor quando estamos falando de “campanhas educativas” sobre determinados temas.

Esta campanha do California Office of Traffic Safety (Departamento de Segurança do Tráfego da Califórnia) é um exemplo perfeito de como não se deve usar o riso em uma campanha publicitária.

Intitulada “Don’t be a Zombie” (Não seja um Zumbi), a campanha visa chamar a atenção dos condutores de veículos para algumas situações (absurdamente!) perigosas, tais como: usar dispositivos móveis de comunicação, passar batom, secar o cabelo (sic), redigir um texto, ou mesmo navegar na internet enquanto se conduz um veículo…

Agora me respondam, por que zumbis? Sinceramente não entendi.

O ato de enviar e/ou ler mensagens de texto no celular enquanto se está ao volante, por exemplo, pode ter consequências muito sérias, é uma questão de vida ou morte. Não sei como é possível tentar fazer humor de uma situação tão trágica…

Dessa forma, acredito que os colegas da Glass Agency (Sacramento, CA, USA) pisaram na bola nesta campanha.

PS.: O conceito da campanha é tão absurdamente inadequado, que não preciso nem falar da execução pífia, ridícula até…

Hélio Teixeira é profissional de comunicação e pesquisador da Cultura Digital e dos processos comunicacionais mediados pelas novas mídias. Estudioso das tecnologias sociais digitais e dos mecanismos agregadores de inteligência coletiva em ambientes digitais. Participante ativo, com contribuições destacadas, em diversos fóruns acadêmicos de discussão da temática da Comunicação mediada por meios digitais nos Estados Unidos e na Europa. Atualmente dedica boa parte do seu tempo ao estudo da Psicologia Social aplicada ao que ele chama de “ambientes visuais-deliberativos digitais”.
Editor do Blog Chapa Branca. Veja os artigos já publicados por ele. Siga ele no Twitter!

Posts Relacionados

2 Comentários »

  • [M] says:

    Eu acho ideia de zumbis é para dizer que a pessoa estaria entre a vida e a morte ou mesmo morto já, como um aviso ou ameaça.

  • Hélio Teixeira says:

    Oi Marcos

    Acho que você matou a charada. Acredito que a ideia tenha sido essa mesmo. Só acho que eles carregaram um pouco na tinta do “humor” e por isso, o resultado ficou muito caricato. O que, em minha opinião, conspira contra a seriedade da mensagem.

    Muito obrigado pelo comentário e sempre que tiver oportunidade sinta-se livre para opinar.

    Grande abraço

    Hélio Teixeira

Qual a sua opinião sobre este artigo?

Envie o seu Comentário abaixo, ou trackback a partir do seu próprio site. Você pode ainda assinar os comentários deste artigo via RSS.

Seja legal. Mande apenas o seu comentário. Não envie Spans.

Você pode usar esses tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Para ter sua foto ao lado de seu comentário é preciso ter cadastro no site Gravatar. Tendo isso, sua foto será sempre exibida no CHAPA BRANCA e em qualquer outro lugar que também use o Gravatar.