Documentário: Improprietário – O Mundo do Software Livre
Wed, 30/07/14 – 20:16 | Nenhum Comentário

“Inproprietário O mundo do software livre” é um projeto experimental, trabalho de conclusão do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo dos ex-alunos Jota Rodrigo (Johnata Rodrigo de Souza) e Daniel Pereira Bianchi do …

Continue lendo »
Assim não!!!

O que uma Organização Pública NÃO deve fazer para realizar uma boa comunicação… Imperdível!!!!

Comunicação Digital

Tire suas dúvidas sobre o universo da Comunicação Digital. Novas mídias, estratégias de comunicação digital…

Comunidade Interlegis

Saiba o que acontece na comunidade mais importante do Poder Legislativo brasileiro.

O Design Público

A comunicação publicitária a serviço do interesse público. Campanhas publicitárias, mobilização social, design…

Tipografia

Discuta, aprenda, crie… e tire suas dúvidas sobre tipografia, design gráfico e comunicação visual.

Home » Video

O que você sente quando vê uma criança fumando?

Postado por em Monday, 25 June 2012Nenhum Comentário

O marketing de guerrilha, como descrito por Jay Conrad Levinson no seu livro Guerrilla Marketing, publicado em 1982, utiliza-se de maneiras não convencionais para executar suas atividades de marketing, quase sempre com orçamentos “apertados”. Levinson diz que pequenas empresas empreendedoras são diferentes de empresas grandes. Ele menciona um artigo da Harvard Business Review de Welsh e White que diz que pequenos negócios não são versões menores de um negócio grande. Por causa da falta de recursos dos pequenos negócios, estes precisam utilizar diferentes tipos de estratégias de marketing. E o marketing de guerrilha, segundo eles, é uma das técnicas mais indicadas para os pequenos negócios.

Neste post, vou mostrar mais uma daquelas campanhas de guerrilha que nos brindam com uma verdadeira aula de como se fazer boa Comunicação.

Como você se sente quando vê uma criança fumando?

A campanha criada pela agência Ogilvy Bangkok para a ONG tailandesa Thai Health Promotion Foundation, questiona: Como você se sente quando vê uma criança fumando?

No vídeo, uma criança se aproxima de um fumante com um cigarro entre os dedos e pergunta “tem fogo?” (uma pergunta muito comum quando se deseja acender um cigarro).

O adultos, visivelmente surpresos, reagem com indignação e se recusam a acender o cigarro da criança. “Quem deu isso a você?”, “Se fumar você morre mais rápido, sabia?”, “não faça isso, fumar faz mal à saúde”, “você tem que parar de fumar”, “cigarros têm inseticidas, sabia?” “você pode ter câncer de pulmão”, “você pode adoecer, sabia?”, são algumas das frases mais ouvidas pela criança quando insiste em acender o cigarro que está em suas mãos.

Aí, para surpresa dos “adultos”, a criança entrega-lhes um papel onde está escrito: “Você se preocupa comigo. Mas por que não com você?”.

A reação das pessoas no vídeo diz tudo sobre o impacto da mensagem.

Indiscutivelmente, uma campanha de Comunicação com “C” Maiúsculo, digna de constar nos melhores manuais sobre o tema.

Hélio Teixeira é profissional de comunicação e pesquisador da Cultura Digital e dos processos comunicacionais mediados pelas novas mídias. Estudioso das tecnologias sociais digitais e dos mecanismos agregadores de inteligência coletiva em ambientes digitais. Participante ativo, com contribuições destacadas, em diversos fóruns acadêmicos de discussão da temática da Comunicação mediada por meios digitais nos Estados Unidos e na Europa. Atualmente dedica boa parte do seu tempo ao estudo da Psicologia Social aplicada ao que ele chama de “ambientes visuais-deliberativos digitais”.
Editor do Blog Chapa Branca. Veja os artigos já publicados por ele. Siga ele no Twitter!

Posts Relacionados

Qual a sua opinião sobre este artigo?

Envie o seu Comentário abaixo, ou trackback a partir do seu próprio site. Você pode ainda assinar os comentários deste artigo via RSS.

Seja legal. Mande apenas o seu comentário. Não envie Spans.

Você pode usar esses tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Para ter sua foto ao lado de seu comentário é preciso ter cadastro no site Gravatar. Tendo isso, sua foto será sempre exibida no CHAPA BRANCA e em qualquer outro lugar que também use o Gravatar.