Home » Downloads

Downloads

Veja abaixo alguns arquivos que podem ajudar em seu trabalho ou mesmo em uma pesquisa envolvendo as áreas de design, publicidade e marketing.

TEXTOS

Campanhas Sociais – A arte da persuasão visual. Sua psicologia, sua semiótica e sua retórica

Tese de mestrado em Design Editorial do colega, psicólogo social e diretor de arte, Marc Andrews.

Em sua investigação, Marc analisa as campanhas sociais no contexto da psicologia, da semiótica e da retórica. A investigação mostra como os argumentos visuais são construídos para convencer um determinado público (ou “target”, como queiram chamar).

A pesquisa foi dividida em três partes. A primeira parte descreve as teorias básicas da psicologia com relação ao processamento de informação e mudança de atitude e comportamento. A segunda, mostra como criar imagens significativas com a ajuda da semiótica. A última parte explica a dimensão retórica das imagens, mostrando como figuras retóricas podem ser usadas para ajudar a criar um argumento visual convincente. A ideia principal aqui é mostrar como as figuras retóricas podem servir como uma importante ferramenta para o designer e/ou diretor de arte formular diferentes soluções visuais no curso de um processo criativo concepcional.

CARTILHA Experimente Design Estrategicamente
A Cartilha tem como finalidade esclarecer o que é Design Gráfico, quais as vantagens em usar esse fator estratégico e os melhores procedimentos para contratação de profissionais nessa área. Ela destina-se a empresas privadas e órgãos públicos que necessitam, em seu dia-a-dia ou mesmo esporadicamente, desenvolver peças gráficas como Identidade Visual, material de divulgação, embalagens, relatórios, informativos, livros, websites e muitas outras necessárias à comunicação com públicos interno e externo.

Perguntas Frequentes sobre a Atividade Publicitária
Aqui você pode tirar suas dúvidas sobre a atividade publicitária no Brasil.Arquivo criado pela ABP Associação Brasileira de Propaganda

Tendências Capitais da Propaganda
Resumo das principais tendências da propaganda em termos gerais e em sete áreas da atividade (anunciante, negócio de agência, atendimento, planejamento, criação, mídia e veículos). Publicado na About 700.

Tipologia
Quando as letras falam. A importância de se trabalhar corretamente os tipos.

Proganda
Como divulgar e obter sucesso. Para quê serve e aonde divulgar?

Dúvidas de mídia
Alguns termos de mídia explicado resumidamente.

Planejamento de produto
Técnicas e comentários de como planejar o produto / serviço a ser criado e entrar (ou permanecer) no mercado.

Ciclo de vida do produto/serviço
Dicas para estudantes, profissionais e empresários de como analisar como está a aceitação e saúde do nosso produto ou serviço.

Brainstorm
O que significa? Um texto que explica e analisa esta ferramenta tão utilizada pela turma de planejamento e criação. Pode ser aplicada também à qualquer área e empresa.

51 dicas de marketing. Boa idéia!
Grandes dicas para quem sabe que marketing realmente é uma ferramenta primordial para o bem estar do produto e/ou serviço.

Reportagem Especial Gestão do conhecimento – Meio&Mensagem
arquivo: pdf
tamanho: 898Kb

Reportagem Especial Marketing Esportivo- Meio&Mensagem
arquivo: pdf
tamanho: 5.512Kb

Reportagem Especial Mulheres classe A/B – Meio&Mensagem
arquivo: pdf
tamanho: 3.583 Kb

DIVERSOS

Adobe Digital Editions
Criação levíssima da Adobe perfeita para você ler, organizar e gerenciar documentos PDF, e-books e outros.

Arquivos para Download – Portal Artes Gráficas
Arquivos bem interessantes para download focado mais para os profissionais de produção gráfica.

Calibração de monitores
Documento bem interessante que ensina calibrar tanto mac como para usuários de computadores da microsoft
arquivo: PDF
tamanho:1.212kb

Conversão de Pantone para CMYK
Conversão de Cores Pantone para os valores mais aproximados em CMYK
arquivo: PDF
tamanho:52kb

Conversão de Pantone para CMYK em Valores
Conversão de Cores Pantone para os valores mais aproximados em CMYK em Valores
arquivo: PDF
tamanho:27kb

Critério Brasil
Critério de Classificação Econômica Brasil.

Glossário de Internet
Glossário de Internet compilado (em 2000) pelo Comitê de Marketing Digital e Tecnologia da ABA.

GUIAS E ROTEIROS

Guia de Boas Práticas Para a Elaboração de um Concorrência do IAB Brasil

Este documento tem como objetivo ser um guia para consulta no momento da contratação de empresas prestadoras de serviços e desenvolvimento de projetos e campanhas para o meio digital.O Guia oferece orientações importantes para esclarecer aquelas dúvidas comuns que sempre ocorrem na hora de contratar um prestador de serviços da área digital.

Criação de Identidade Visual para Marcas de Sucesso
Gilberto Strunck, sócio-diretor da DIA Comunicação de Marketing (www.diacm.com.br) apresenta neste artigo um roteiro básico de como criar identidades visuais para marcas de sucesso.

Modelo de Briefing ABA
Trabalho preparado pela ABA e desenvolvido por Rafael Sampaio (rafael@aba.com.br) em seu livro “Propaganda de A a Z”

Guia da Melhor Prática / ABA
Guia de melhor prática, proposto pela ABA, para o processo de busca, seleção e relacionamento dos anunciantes com as agências de propaganda e comunicação de marketing.

Modelo de Plano de Marketing
Modelo básico de Plano de Marketing preparado pela Top Brands (www.topbrands.com.br).

Modelo de Plano de Posicionamento
Modelo básico de Plano de Posicionamento preparado pela Top Brands (www.topbrands.com.br)

Biblioteca Básica
Biblioteca básica – organizada por Rafael Sampaio – para fundamentar o conhecimento sobre negócios, marketing, branding e comunicação comercial.

Roteiro de Plano de Mídia
José Carlos Veronezzi, da Mídia Net (www.midianet.net) e autor de Mídia de A a Z, oferece um roteiro básico de Plano de Mídia.

Guia de Promoções com Distribuição de Prêmios
O Comitê de Promoção e Trade Marketing e o Comitê Jurídico da ABA compilaram as regras vigentes e os procedimentos adequados (em julho de 2003) para a realização de promoções com a distribuição de prêmios.

Check List de Eventos
Completo check-list para a realização de eventos dos mais variados gêneros e dimensões.

Manual de normas e procedimentos para envio de arquivos digitais
Manual de normas e procedimentos para envio de arquivos digitais para gráfica – da INFOGLOBO
arquivo: PDF
tamanho:709kb

Teoria de Cores
Manual sobre Teoria Básica das Cores (Desktop Publishing)
arquivo: PDF
tamanho:492kb

Guia do Ilustrador
Tem dúvida como começar a trabalhar com ilustração? Não sabe como cobrar por um trabalho? Baixe grátis o Guia do Ilustrador feito por Ricardo Antunes.

LEGISLAÇÃO E NORMAS

Lei 4680
Lei básica da propaganda, promulgada em 1965, que é complementada pelos Decretos 57690/66 e 4563/02.

Decreto 57690
Regulamento da Lei 4680, que regula a propaganda brasileira.

Decreto 4563
Decreto 4563/02, que modifica o Decreto 57690, que regulamenta a Lei 4680.

Normas Padrão do CENP

Normas-Padrão da Atividade Publicitária, definidas por acordo de auto-regulamentação entre as principais entidades do mercado e administradas pelo CENP. Ver www.cenp.com.br. Download

Auto Regulamentação / CONAR
Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária, administrado pelo Conar.

Código de Ética
Conjunto de normas, definidas pela AMPRO – Associação do Marketing Promocional para auto-regulamentar essa atividade no Brasil.

Lei do Direito Autoral
Proteger uma propriedade intelectual e patrimonial é chato, mas necessário. Além de tornar a profissão mais respeitada também protege o profissional perante espertinhos de plantão.

PESQUISAS

Sexualidade, cidadania e homofobia
Arquivo em PDF com o relatório completo da pesquisa realizada na 10ª Parada do Orgulho GLBT de São Paulo no ano de 2006.

O que deseja o consumidor Digital
Pesquisa Y-Trends

Pesquisa Internet Publica – IBOPE