Saúde mental: 10 maneiras de se manter saudável

O que se entende por “saúde mental”? Segundo a Organização Mundial de Saúde, a saúde mental não corresponde simplesmente à ausência de uma patologia da mente. É mais um estado de bem-estar , que se determina quando conseguimos expressar o nosso potencial , quando nos sentimos aptos a enfrentar as dificuldades normais da vida. Quando podemos trabalhar produtivamente e quando contribuímos para o bem da comunidade. Saúde mental e bem-estar psicológico, portanto, não são conceitos abstratos, mas dizem respeito intimamente às nossas famílias, escolas e locais de trabalho. Tal como a saúde física, a saúde mental também é determinada por um conjunto de fatores sociais, psicológicos e biológicos e é importante salvaguardá-la em todas as fases da existência.

Manter a saúde mental nem sempre é fácil: na Europa há 84 milhões , ou 1 em cada 6 pessoas que sofrem de transtornos mentais ; enquanto 84.000 morrem de doença mental ou suicídio todos os anos . As preocupações e ansiedades relacionadas com a crise econômica, a emergência sanitária, mas também as pressões por problemas pessoais, familiares ou de trabalho, podem comprometer seriamente a saúde psicofísica de um indivíduo.

Como você mantém uma boa saúde mental? Anos de pesquisas e estudos neste campo mostram claramente que é possível melhorar e manter o bem-estar psicológico, mesmo em situações críticas. Para atingir este objetivo, os especialistas sugerem 10 ferramentas de eficácia comprovada, essenciais para poder viver a vida ao máximo.

Esteja em contato com outras pessoas

Pesquisas mostram que aqueles que se sentem envolvidos em laços interpessoais são, em média, mais felizes, saudáveis ​​e vivem mais. Uma pesquisa da Universidade de Michigan confirmou isso ao analisar o que acontece com o cérebro feminino durante uma noite com amigos. Os pesquisadores descobriram que sentir-se parte de um grupo afeta positivamente o humor e a capacidade de controlar a ansiedade e o estresse, graças ao aumento da progesterona , um hormônio que afeta positivamente o desejo de socialização e cuidado. Isso é especialmente verdadeiro na idade adulta, quando a despreocupação da juventude é abandonada para abraçar novas responsabilidades profissionais e familiares. De 25 a 45, apenas quando a amizade geralmente fica em segundo plano,esse sentimento se torna ainda mais fundamental , para criar um terreno de troca, comparação, ajuda mútua.

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Fonte de Reprodução: Getty Imagens

Mantenha-se fisicamente e mentalmente ativo

L ‘ exercício alivia a tensão muscular, melhora o humor e o sono, aumenta a energia e a força. Enquanto cultivar hobbies criativos é bom para a mente. A realização de atividades agradáveis ​​que dão asas à imaginação, como cozinhar novas receitas, pintar, escrever poesia, cantar ou tricotar, permite diminuir o stress e evitar a depressão, ativando uma espiral crescente de criatividade e bom humor.

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Ajudar os outros

Estudos sugerem que ajudar outras pessoas as torna menos propensas ao humor deprimido e menos focadas em sua própria dor.

Descanse o suficiente

Quem não dorme o suficiente está exposto a vários riscos (aumento de peso, problemas de memória, problemas de condução).

Crie alegria e satisfação

Experimentar emoções positivas pode aumentar a capacidade de recuperação de um forte estresse. De acordo com um estudo da Nova Zelândia há alguns anos, por exemplo, ter um longo relacionamento amoroso protege a saúde, especialmente a saúde mental, eliminando o risco de depressão, vícios, fobias e ansiedades. E nada muda se você for casado ou simplesmente morar junto: o efeito é o mesmo.

Saúde mental e nutrição

Alimentos saudáveis ​​e refeições regulares podem aumentar a energia, reduzir o risco de desenvolver certas doenças e melhorar o humor.

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Cuide do seu espírito

Pessoas que dedicam tempo e cuidado à sua própria esfera espiritual também parecem ser mentalmente mais saudáveis.

Lidando bem com tempos difíceis

Lidar com as dificuldades da vida, inclusive as que afetam a sua saúde, com uma disposição positiva é o primeiro passo para superar os obstáculos com sucesso. A resiliência , que em psicologia indica a capacidade de uma pessoa enfrentar e evoluir diante de um acontecimento ou período traumático, é uma característica que possui não apenas raízes genéticas e neurobiológicas, mas também caráter e fundamentos sociais.

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A propensão dos indivíduos resilientes a expressar emoções positivas em relação aos eventos negativos permite que eles controlem a ansiedade e os medos . Além da própria fortaleza, no entanto, o apoio social também é fundamental , útil para reduzir o impacto do estresse pós-traumático.

Obtenha ajuda profissional se necessário

Quando as dificuldades parecem impedi-lo de viver bem, receber suporte profissional pode fazer uma grande diferença. Não há necessidade de estar totalmente em crise para pedir ajuda.O apoio de um profissional de saúde mental, aliás, pode ser útil também para elaborar planos de solução de problemas, de lidar com mudanças, de aprender a administrar os próprios pensamentos e emoções, de “curar” as feridas do passado, de compreender. objetivos e para construir autoconfiança. Pessoas que recebem ajuda profissional geralmente se sentem muito melhor. Por exemplo, algumas terapias para o transtorno do pânico alcançam uma taxa de sucesso de cerca de 90%. Os tratamentos usados ​​para um problema de saúde mental podem ser psicológicos (como psicoterapia) ou farmacológicos. Em alguns casos, ambos são usados.

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Essas 10 ferramentas não requerem mudanças drásticas para serem usadas. Bastará dedicar-lhes um pouco de tempo todos os dias para fortalecer um dos maiores bens, a saúde mental, redescobrindo assim a energia vital, a positividade e a esperança, mesmo perante os desafios da vida.

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Fonte: https://www.r7.com.