10 coisas que grandes profissionais de marketing fazem todos os dias

Ser um profissional de marketing é muito legal, mas isso não significa que seja fácil. Temos muito a fazer, como campanhas, metas, orçamentos e prioridades. Sem falar na nossa necessidade de sermos constantemente criativos, trabalhadores, ágeis e persistentes.

Mesmo com essa ampla gama de responsabilidades, ainda temos o gosto de prevalecer fazendo um punhado de grandes coisas habitualmente.

Qualquer um pode se tornar um grande profissional de marketing. Se você se dedicar a isso e tomar certas medidas em direção a uma rotina mais inventiva e consistente, grandes hábitos podem ser formados. É preciso disciplina e um plano de jogo para começar a ver melhorias em sua estratégia de marketing. Quer saber mais sobre marketing, acesse https://goomarketing.com.br/

1. Defina as metas da campanha de marketing.

O mais sábio e maior dos profissionais de marketing estabelece metas. Se você executar uma campanha sem metas, quem pode dizer que foi bem-sucedida? Ter metas estabelecidas para seus esforços de marketing o ajudará a definir o sucesso.

O sucesso pode ser diferente para todos. Talvez o sucesso seja a geração de leads, a aquisição de clientes ou uma quantidade específica de receita que você deseja gerar. Seja o que for que você esteja buscando, atribua uma referência apropriada para isso que você possa almejar alcançar.

E uma vez que um grande profissional de marketing atinge seus objetivos, eles não param por aí, eles estabelecem novos e continuam.

2. Estude a concorrência.

Não comercialize no escuro. Descubra quem é a sua concorrência e veja o que eles estão fazendo. Não há vergonha nisso, os profissionais de marketing devem querer saber o que sua concorrência está fazendo e onde seus próprios esforços se comparam.

Isso fornece uma ideia do que você está enfrentando e pode ajudá-lo a progredir em seu setor. “Meu concorrente está entre os 3 primeiros resultados de pesquisa do Google”, você diz? Bem, isso significa que você precisa se concentrar em como você pode levar seus negócios também. Identifique suas estratégias e veja se há alguma lacuna que sua empresa pode preencher para ganhar um lugar mais alto nas SERPs (página de resultados do mecanismo de pesquisa).

3. Aborde um público-alvo.

Isso pode parecer óbvio, mas você ficaria surpreso com quantas empresas não abordam seu público-alvo adequadamente. Como profissional de marketing, você precisa identificar quem é seu público-alvo e encontrar maneiras de comercializar especificamente para eles.

Grandes profissionais de marketing constroem sua estratégia de marketing em torno das necessidades do cliente , e uma maneira de identificar essas necessidades é criando uma persona de comprador. Essa persona informa como, quando e onde se comunicar com seu público-alvo.

Os métodos de comunicação que definem sua persona devem ser evidentes em todos os seus esforços de marketing. Desde a cópia e design do seu site até o tweet que você acabou de agendar.

4. Crie conteúdo interessante.

Eu sei que você já ouviu isso antes. Você precisa criar postagens de blog, ebooks, PDFs, memes, infográficos, webinars, apresentações de slides… a lista continua. Existem vários tipos de conteúdo para se envolver e um grande profissional de marketing não se limita a apenas um.

É importante criar conteúdo compartilhável no qual seu público tenha interesse. Com o conteúdo, você pode educar os clientes em potencial sobre o que é importante em seu setor e ganhar a confiança deles como um recurso confiável.

Grandes profissionais de marketing também têm a tenacidade de criar conteúdo inventivo quando há uma oportunidade para algo novo. Se suas postagens são todas iguais e estão perdendo engajamento, tente torná-las mais criativas, interativas e visuais. Seu conteúdo deve se destacar da concorrência e criar um buzz em seu mercado.

5. Cultive relacionamentos.

Construir um relacionamento com prospects e leads é o objetivo do marketing. Começa a partir do momento em que eles se deparam com sua marca na Internet e continua por toda a jornada do cliente.

Muitos profissionais de marketing cultivam relacionamentos com e- mails automatizados. Eles enviam uma série de e-mails que se baseiam nos interesses de um lead, fornecendo a eles conteúdo adicional que você acha que eles podem gostar. Você também pode nutrir em um nível mais pessoal enviando e-mails manualmente se estiver dentro da escala da sua empresa. Use essas oportunidades para acompanhar as conversões e os engajamentos recentes que foram feitos em seu website. O Blog  detalha outras coisas importantes para fazer uma conta offshore, veja a seguir

A mídia social também oferece um ótimo espaço para nutrir. Os profissionais de marketing podem encontrar seu público em várias plataformas e se envolver diretamente com eles. Você pode ser mais técnico e fornecer enquetes, pesquisas ou incentivos personalizados para manter as pessoas envolvidas e interessadas em seu site e contas de mídia social.

6. Envolva-se na escuta social.

Ouvir o que está sendo dito sobre sua marca e setor nas mídias sociais é importante. Muitas oportunidades podem ser perdidas se você não estiver ouvindo ativamente.

Talvez alguém tenha um problema com sua marca e esteja reclamando sobre isso no Twitter. Se você estiver ouvindo, terá a oportunidade de intervir e abordar suas preocupações.

Muitas pessoas vão às mídias sociais para fazer perguntas, esperando que alguém lhes dê uma resposta. Se você estiver ouvindo ativamente, terá a oportunidade de responder e se tornar uma fonte confiável de informações para eles. Grandes profissionais de marketing atendem diretamente ao seu público e conversam com eles regularmente e diretamente.

A escuta social é importante para qualquer marca, não importa quão grande ou pequena seja a escala. Nutrir um seguidor nas mídias sociais pode não parecer importante ou valer a pena para a maioria, mas um grande profissional de marketing sabe seu significado. É um reflexo da sua marca, e as pessoas perceberão quando você responder – o que é melhor do que não ser notado.

7. Segmente o mercado.

As comunicações direcionadas são muito mais eficazes do que a abordagem genérica de uma explosão massiva de e-mail. Todos em seu banco de dados de contatos são diferentes. Um grande profissional de marketing descobrirá o que os torna diferentes fazendo as perguntas certas.

Dependendo do seu negócio, você desejará segmentar de uma determinada maneira. Talvez você segmente pelo que aflige seus contatos. Para descobrir, peça que identifiquem seus pontos problemáticos usando uma lista de verificação ou pesquisa enviada por e-mail ou incorporada ao seu site.

A partir deste ponto, você pode segmentar os contatos por pontos problemáticos e comercializar para cada grupo de maneira diferente. Cada grupo terá seus próprios pontos problemáticos e você precisará comunicar uma solução para cada um. Os esforços de marketing terão um impacto maior quando um contato sentir que sua dor está sendo abordada especificamente.

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8. Faça testes em sites.

Esta é uma parte realmente emocionante de ser um comerciante. Testar itens diferentes em campanhas ajudará você a entender o que funciona e o que não funciona.

Grandes profissionais de marketing precisam demonstrar habilidades técnicas e analíticas, e existem maneiras de fazer isso que vão além da criação de conteúdo – como projetar ou formatar um site.

O teste A/B é uma maneira eficaz de tirar conclusões sobre como otimizar seu site. Você pode fazer testes simples alterando a cor de um CTA e rastreando como isso afeta as taxas de cliques ou o engajamento. Você pode aumentar um pouco e testar duas versões de uma página de destino e coletar dados de experiência do usuário para ver qual é mais desejável ou fácil de navegar. O Blog Goomarketing detalha outras coisas importantes para um marketing bem sucedido, veja a seguir https://goomarketing.com.br/blog/

Com a tecnologia de site inteligente, você pode controlar o que um visitante vê em seu site em relação a um lead ou cliente. É esse tipo de experiência que pode surpreender até os profissionais de marketing mais experientes.

9. Medir e analisar dados.

Sempre observe os dados e mantenha um registro do desempenho da campanha. Um grande profissional de marketing mede esses números e os contextualiza em razões pelas quais eles estão tendo sucesso ou exigem melhorias.

Estudar o comportamento do seu público e como ele interage com seu conteúdo pode otimizar como e o que você fornece a ele.

Aqui estão alguns exemplos do que os grandes profissionais de marketing medem em suas campanhas:

  • Analisando o desempenho de diferentes títulos de página
  • Analisando as porcentagens de emails abertos
  • Ver as taxas de cliques de diferentes CTAs em uma postagem de blog
  • Contando o número de downloads de conteúdo
  • Identificando tendências no engajamento de mídia social

Quando terminar de medir, analise. “Por que atingimos ou não certas metas?” “Por que aquela página teve um desempenho tão bom?” Pergunte muito “Por que” para chegar à raiz dele para que você possa repeti-lo, reformá-lo ou descartá-lo.

10. Busque sempre inovar.

Grandes profissionais de marketing devem sempre procurar se diferenciar da concorrência. Ser inovador em seu marketing, tentando coisas novas e colocando novas ideias em movimento, pode ser o que ajuda você a chegar ao topo.

Como todos sabemos, os negócios – e o mundo como o conhecemos – estão sempre mudando. Apenas no ano passado, vimos como uma pandemia global mudou completamente a maneira como conduzimos os negócios. Algumas empresas se tornaram mais inovadoras e ajustaram suas estratégias, enquanto outras permaneceram estagnadas e sentiram efeitos mais fortes da pandemia.

Manter-se atualizado com as últimas notícias, discussões e tecnologia manterá sua empresa atualizada. Existem todos os tipos de tendências e modismos que passam pelo mundo do marketing, então não tenha medo de começar um você mesmo.

Principais conclusões para profissionais de marketing

Como profissionais de marketing, todos nós temos hábitos que fazemos todos os dias. Fazer brainstorming de ideias para campanhas, acompanhar as últimas notícias e criar conteúdo significativo exige muita dedicação. Não é um trabalho fácil, mas seguindo alguns dos hábitos acima, você será uma estrela do rock em pouco tempo.


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing