19 tipos de marketing que você deve conhecer

Existem muitos tipos diferentes de estratégias que as equipes de marketing usam para comunicar os benefícios de seu produto ou serviço ao público. Mas qual é a melhor estratégia? Neste artigo, obtenha uma lista de 19 tipos diferentes de estratégias de marketing de negócios para experimentar em seu próximo plano de marketing.

O que é marketing?

A American Marketing Association descreve o marketing como “a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, clientes, parceiros e a sociedade em geral”. Quer saber mias sobre marketing? Acesse https://goomarketing.com.br/

Como essa definição é tão ampla, oferece muito espaço para o mundo do marketing crescer à medida que nossa tecnologia se expande. À medida que nossas necessidades mudam e se desenvolvem, o mesmo acontece com as estratégias de marketing disponíveis que as empresas usam.

Marketing é mais do que apenas os anúncios que você ouve no rádio ou os outdoors que você vê na rua. Marketing é a forma como as empresas se comunicam com seu público e estabelecem sua marca. As estratégias de marketing de uma empresa são iterativas e as estratégias mudam de acordo com as necessidades de seu público.

Os 19 tipos diferentes de marketing

O marketing existe desde 1800 e há muitas técnicas de marketing diferentes que uma empresa pode usar. As estratégias de marketing mais eficazes são aquelas baseadas em uma cuidadosa pesquisa de marketing e na compreensão do público-alvo. Aqui estão alguns exemplos de táticas de marketing comuns.

Marketing B2C

Marketing B2C significa “business to consumer”. Isso significa que o público-alvo é um consumidor direto do produto ou serviço. Dependendo do tipo de produto, o ciclo de vendas de um produto B2C pode ser muito curto e o processo de tomada de decisão pelo qual os consumidores passam não é tão complicado.

A maioria dos anúncios que as pessoas veem são tipos de marketing B2C. Por exemplo as estratégias de marketing B2C incluem:

Um anúncio de TV para uma barra de chocolate

Anúncios do Instagram para uma loja de roupas

Cupons de mala direta para uma loja

Marketing B2B

Marketing B2B significa “business to business”. Isso significa que o público-alvo da empresa é outra empresa. O marketing B2B normalmente requer um ciclo de compra muito mais longo e é extremamente estratégico em termos do que os clientes desejam e precisam. As compras B2B geralmente também têm uma intenção de compra extremamente alta. Isso significa que o público-alvo estará fazendo muita pesquisa antes de comprar o produto final.

Muitas estratégias B2B são frequentemente executadas digitalmente. Embora existam alguns casos em que o marketing B2B irá para plataformas mais tradicionais, você verá estratégias B2B ganharem vida em canais digitais.

Exemplos de marketing B2B incluem:

Marketing de eventos em feiras

Estratégias de inbound marketing

Campanhas de marketing baseadas em contas

Os 10 tipos mais comuns de marketing tradicional

O marketing tradicional engloba estratégias que têm sido usadas desde a invenção do próprio marketing em 1800. Essas estratégias são muito mais evidentes e, às vezes, menos direcionadas. Dê uma olhada nas 10 estratégias de marketing tradicionais mais comuns.

1. Marketing de saída

Quando uma estratégia de marketing é chamada de “saída”, ela se concentra em como a mensagem está sendo entregue. O marketing de saída acontece quando uma empresa compartilha sua mensagem para um público. Os anúncios em outdoors são um bom exemplo de outbound marketing – no caso de um outdoor, a empresa está tentando compartilhar certas informações com as pessoas que passam.

2. Marketing personalizado

O marketing personalizado é uma estratégia em que a empresa utiliza dados históricos para criar uma experiência personalizada para você. Isso pode incluir mala direta que usa seu nome em materiais de marketing ou mercearias que oferecem cupons para itens que você compra regularmente.

3. Mala direta

Mala direta é quando as empresas enviam anúncios para um endereço específico. Isso permite que as empresas segmentem uma área específica. Um bom exemplo de marketing de mala direta é um anúncio semanal de supermercado.

4. Marketing de parceiros

A estratégia de marketing de parceiros exige que duas empresas trabalhem juntas para criar uma mensagem coesa. Um exemplo comum disso é uma empresa patrocinando algo em outra empresa. Por exemplo, um café pode fornecer Wi-Fi gratuito, cortesia do Google.

5. Telemarketing

Telemarketing é quando uma empresa entra em contato com indivíduos por meio de ligações telefônicas. Essa ainda é uma tática comum, mas desde que os telefones celulares e o identificador de chamadas se tornaram a norma, o sucesso dessa estratégia de marketing diminuiu.

6. Marketing de relações públicas (RP)

O marketing de relações públicas é uma estratégia em que você faz parceria com uma fonte de notícias para gerar mais buzz em torno de seus negócios. O marketing de relações públicas é comumente usado quando uma empresa lança um novo produto, tem uma grande mudança de liderança ou anuncia uma expansão.

O marketing de relações públicas pode não promover diretamente um produto, mas é uma boa maneira de aumentar

7 formas populares de marketing digital

O marketing digital engloba todas as estratégias de marketing que são implementadas em formato digital. Algumas das estratégias acima podem às vezes acontecer digitalmente, mas as sete formas de marketing a seguir acontecem apenas online:

1. Marketing de entrada

O inbound marketing é uma estratégia usada para trazer clientes em potencial até você, em vez de compartilhar uma mensagem. Essa é uma estratégia de longo prazo que envolve muitos tipos diferentes de táticas de marketing digital para incentivar um cliente em potencial a avançar no funil de marketing.

O marketing de entrada usa estratégias de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), marketing de conteúdo e marketing por e-mail para educar e incentivar clientes em potencial a interagir com uma marca ou empresa com mais frequência.

2. Marketing de mecanismos de busca

Search engine marketing é a estratégia de utilização de motores de busca como o Google. O marketing do mecanismo de pesquisa pode incluir anúncios pagos, como anúncios de pagamento por clique (PPC) e postagens sugeridas. Também pode incluir estratégias orgânicas de SEO, como a criação de conteúdo otimizado na esperança de obter uma classificação alta no Google.

3. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo envolve a criação de conteúdo, como e-books ou webinars, para incentivar clientes em potencial a interagir com sua marca com mais frequência. O objetivo do marketing de conteúdo é que os clientes em potencial compartilhem algumas informações, como um endereço de e-mail, para que a empresa possa continuar o marketing para você de diferentes maneiras.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

4. Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é uma estratégia na qual uma empresa paga comissão a um site externo por vendas geradas por meio de referências de sites. Isso é comumente usado em combinação com estratégias de marketing de influenciadores para atingir um grupo demográfico muito focado de consumidores.

5. Marketing de mídia social

O marketing de mídia social usa plataformas de mídia social como um canal principal para compartilhar suas mensagens. O marketing de mídia social pode ser anúncios pagos, conteúdo orgânico ou conteúdo gerado pelo usuário. O marketing de mídia social é comumente usado por empresas de comércio eletrônico.

Às vezes, o marketing de mídia social pode se tornar viral. Por exemplo, quando ocorreu um apagão durante o Super Bowl XLVII, a Oreo conseguiu capitalizar a falta de energia e postou uma piada muito oportuna e relevante no Twitter. O único tweet trouxe muito buzz para a marca Oreo. Este é um exemplo de marketing viral.

6. E-mail marketing

O marketing por e-mail é uma estratégia em que você envia mensagens de marketing para clientes em potencial por e-mail. Ele é usado em estratégias de marketing B2B e B2C e é uma das maneiras mais eficazes de garantir que você atinja seu mercado-alvo. Um dos principais benefícios do email marketing é que é fácil implementar algum tipo de segmentação em suas mensagens de marketing. Se você deseja testar quais públicos respondem a determinadas mensagens, essa é uma boa estratégia de marketing a ser usada.

7. Marketing móvel

O marketing móvel envolve o envio de mensagens de marketing por meio de notificações push ou mensagens de texto. Essa tática pode ser usada para atingir muitos objetivos diferentes, como incentivar a abertura de aplicativos para aumentar os usuários ativos diariamente ou compartilhar cupons com descontos, como você faria com o e-mail. A desvantagem dessa forma de marketing é que você precisa de números de telefone de clientes e essas informações são mais difíceis de obter do que endereços de e-mail. O Blog Goomarketing detalha outras coisas importantes sobre Marketing, veja a seguir https://goomarketing.com.br/blog/

2 maneiras de fazer marketing de eventos

Embora o marketing de eventos tenha se transformado bastante nos últimos anos, a estratégia de conhecer pessoas cara a cara – seja pessoalmente ou virtualmente – ainda é uma estratégia de marketing extremamente eficaz. Aqui estão alguns subconjuntos de marketing de eventos que podem ajudá-lo a criar uma experiência memorável para clientes em potencial.

1. Marketing de experiência

O marketing experiencial é um esforço de marketing no qual você realiza algum tipo de evento experiencial em um esforço para promover seu produto ou serviço. Essa é uma tática comum usada para comercializar programas de TV ou filmes para criar uma experiência imersiva para os indivíduos.

Eventos pop-up são outro bom exemplo de marketing experiencial. Ele permite um engajamento limitado, então há algum senso de urgência e exclusividade para o evento em si.

2. Marketing interativo

O marketing interativo é uma estratégia de marketing que envolve algum tipo de componente interativo durante um evento ou interação face a face. Uma técnica comum é jogar algum tipo de jogo, como girar uma roleta ou plinko, para ganhar um brinde. Isso é comum em feiras e outros eventos presenciais.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing