Como recondicionar uma bateria de carro

Todos os carros precisam de uma bateria, sejam eles com motores de combustão interna, sejam híbridos ou elétricos. Mas a bateria também é uma das muitas coisas em nosso veículo que damos como garantidas até que o carro não dê partida. Gire a chave o quanto quiser ou pressione repetidamente o botão de ignição, mas uma bateria descarregada é uma bateria descarregada.

Os veículos com motor de combustão interna (ICE) dependem de baterias de chumbo-ácido inundadas padrão – aquelas conhecidas caixas pretas de 12 volts. Os híbridos adicionam uma bateria maior de níquel-hidreto metálico (NiMH) ou uma bateria de íons de lítio (Li-ion) para alimentar um pequeno motor elétrico que ajuda um ICE a melhorar a economia de combustível. Em seguida, temos nossos veículos híbridos e elétricos plug-in , que normalmente são equipados com baterias de íons de lítio consideráveis ​​para oferecer autonomia elétrica pura. Quer saber mais sobre ? Acesse https://fortebaterias.com/site/

De volta ao dilema da bateria descarregada. Para este artigo, estamos falando sobre as baterias de chumbo-ácido de 12 volts e, quando uma delas fica sem carga, uma partida ou recarga de bateria é a solução óbvia. Com baterias tradicionais, também é fácil (mas talvez caro) visitar uma loja de peças automotivas local ou um varejista de grande porte para comprar uma substituição. Mas e se, em vez de substituir a bateria toda vez que ela morresse, você pudesse simplesmente recarregá-la com força total – e fazê-lo várias vezes?

O que é Recondicionamento de Bateria?

Ao fornecer energia a um veículo ou dispositivo, ocorre um processo de descarga da bateria conhecido como sulfatação. Essa reação química leva ao acúmulo de cristais de sulfato nas placas da bateria. Mais cristais significam tempos de carregamento mais longos, menos eficiência e menor capacidade de carga. Recondicionamento ou renovação, uma bateria limpa esses sulfatos, reabastece a solução eletrolítica e permite que a bateria recarregue e funcione como nova.

Como recondicionar uma bateria de carro em casa

O seguinte será específico para baterias de chumbo-ácido. Embora você não precise esperar até que uma bateria se esgote para recondicioná-la, coloque a segurança em primeiro lugar. Uma rápida inspeção visual determinará se a bateria é viável para recondicionamento. Verifique se há rachaduras, protuberâncias ou pedaços quebrados de qualquer tipo. Se a bateria não estiver em boas condições físicas, é melhor comprar uma nova.

O processo de recondicionamento de baterias não requer um diploma de engenharia, embora exija paciência. A maioria dos itens que você vai precisar provavelmente terá em casa. Abaixo está a lista essencial de suprimentos:

Equipamento:

  • Vestuário de proteção (por exemplo, óculos de proteção, luvas resistentes a produtos químicos, avental)
  • Escova de dente
  • Lã de aço ou limpador de terminal de bateria
  • Chave de fenda de ponta chata
  • Funil
  • Dois baldes grandes

Ingredientes:

  • 1 galão de água destilada (sem água da torneira devido a produtos químicos adicionados)
  • 1 libra de bicarbonato de sódio
  • 1 libra de sal Epsom

Itens especiais:

  • Carregador de bateria
  • Voltímetro

Guia passo a passo para recondicionar uma bateria

Embale e Distribua – Isso pode não ser ciência de foguetes, mas ainda é ciência. As coisas podem ficar confusas. Além disso, certifique-se de trabalhar em uma área bem ventilada.

Crie uma solução de limpeza – Use bicarbonato de sódio em uma proporção de 2 para 1 em relação à água para fazer uma pasta líquida. Essa mistura serve tanto como limpador de bateria quanto para cobrir respingos de ácido.

Limpe a bateria – Se os terminais da bateria estiverem corroídos, aplique pasta de limpeza (ou um limpador de bateria especial) nos terminais e esfregue os depósitos com uma escova de dentes. Uma reação de formação de espuma significa que a solução está funcionando. Use palha de aço para baterias muito corroídas. Limpe, limpe e seque completamente as conexões. Quer saber mais sobre a recondicionar uma bateria de carro, acesse https://fortebaterias.com/site/

Verifique a tensão – ligue o voltímetro. Como ligar um carro, o fio vermelho é conectado ao pólo positivo e o fio preto ao pólo negativo. Uma bateria de carro típica contém seis células, cada uma produzindo cerca de 2,1 volts. Portanto, uma bateria saudável lerá 12,6V. Entre 10V e 12,6V significa que você pode revisar a bateria. Substitua a bateria se for inferior a 10V.

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Drenar as células da bateria – Anteriormente, não era necessário retirar a bateria do veículo. Neste ponto, no entanto, você deve. Mantenha um balde e meio quilo de bicarbonato de sódio por perto. Remova a tampa da bateria e use a chave de fenda para remover as tampas das células por baixo. Esvazie lentamente o conteúdo da célula em um balde, um de cada vez. Você pode adicionar bicarbonato de sódio à medida que avança ou depois que todas as células estiverem vazias. Em qualquer caso, neutraliza o ácido da bateria para descarte seguro em qualquer instalação, por exemplo, B. Um centro de reciclagem que aceita resíduos perigosos.

Limpe as células da bateria – Despeje a solução de limpeza em cada célula usando o funil. Reinstale com segurança as tampas das células e a tampa da bateria. Agora agite a bateria por pelo menos um minuto. Abra e descarte a mistura na lixeira de resíduos de ácido antigo existente.

Substitua a solução da célula da bateria – Misture 4 xícaras de água com 4 onças de sal Epsom. Mexa até que a água saia transparente. A água fervida acelera o processo, mas não é necessária. Use o funil para reabastecer as células com a nova solução eletrolítica. Cubra e agite novamente para distribuir o sal uniformemente.

Recarregue a bateria – Como um bom baú, faça este passo baixo e devagar. Estabeleça em uma área segura. Como precaução extra, remova as tampas da bateria, pois a solução eletrolítica irá aquecer e transbordar durante o carregamento. Coloque o carregador o mais longe possível da bateria e conecte-o na velocidade de 12v/2amp. Deixe a bateria carregar por 36 horas.

Teste a bateria – Desligue o carregador e use o voltímetro para verificar o estado da bateria. As leituras normais são em torno de 12,42V. Se o seu for menor, carregue-o novamente por mais 12 horas. Quando terminar, teste o processo de carregamento reinserindo a bateria e colocando o veículo na posição ligado com os faróis altos acesos. Após alguns minutos, teste a bateria novamente sob carga. Se o voltímetro ler 9,6V, parabéns! Você processou com sucesso a bateria do seu carro.

A vida útil de uma bateria recondicionada depende de sua idade e capacidade existente. Em teoria, você poderia repetir esse processo mais algumas vezes, estendendo a vida útil da bateria além dos típicos três a cinco anos.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_automotiva