Estratégias de marketing matadoras para atrair clientes

Em qualquer área, ter uma estratégia de marketing bem definida é crucial para que seu negócio cresça e ganhe força o mais amplamente possível. Se você precisa atrair mais clientes, a primeira coisa que você precisa fazer, obviamente, é alcançá-los. Assim, usar o marketing online a seu favor é fundamental.

O planejamento estratégico deve ser acompanhado constante e de perto, para garantir que o resultado esperado seja positivo e, principalmente, para garantir que os ajustes necessários sejam feitos, pois negócios diferentes exigem abordagens diferentes. Quer saber mais sobre estrategia de marketing, acesse https://www.seobh.org/

A maioria dos empreendedores sabe que é essencial ter um plano de ações completo para promover um negócio. No entanto, muitos deles têm dúvidas na hora de decidir sobre as melhores estratégias.

Considerando que não existe uma estratégia de marketing ideal para cada negócio, o sucesso de qualquer estratégia depende de como é implementada e executada, do público-alvo e, claro, do tipo de negócio.

Por que devo divulgar meu negócio?

Em qualquer área de negócio, você precisa ter um plano de marketing bem estruturado para que seu negócio cresça e seja divulgado de diversas formas, independente de ser online ou não.

Mesmo lojas físicas e professores particulares precisam promover seus negócios. Isso permite que mais pessoas conheçam a marca e, portanto, tenham potencial para atrair mais clientes.

Quanto mais pessoas ouvirem sobre seus produtos ou serviços, maiores serão as chances de seu lucro aumentar.

Lembre-se de que existem muitos concorrentes e os clientes em potencial procuram soluções que possam ser facilmente encontradas.

Além disso, considerando que o mercado digital está em constante expansão, não basta ter um bom produto ou serviço e deixar seu trabalho falar por si.

Você precisa realmente mostrar às pessoas o que você tem a oferecer e mais do que isso, fazer com que elas percebam que têm uma necessidade real do seu produto.

O que é Estratégia de Marketing?

Antes de falarmos sobre o básico para te ajudar a atrair mais clientes, precisamos explicar o que é uma estratégia de marketing.

Esse termo é muito utilizado, principalmente no mercado digital, mas não significa que seja tão difundido que todos realmente o entendam como um todo. (Existem vários outros termos no mundo online que você pode entender melhor o seu significado com o glossário deste empreendedor digital ).

Basicamente, a estratégia de marketing nada mais é do que planejar com antecedência todas as ações para divulgar sua marca, produto ou serviço e acompanhar os resultados de tais ações para entender o que deve ser mantido e o que pode ser melhorado.

Além disso, ter uma estratégia de marketing também significa fazer com que seu produto/serviço seja divulgado para um cliente em potencial da melhor maneira possível. Isso significa não tentar vender o tempo todo e dizer às pessoas o que elas devem ou não fazer, mas sim entregar valor às pessoas com o que você oferece e recomenda soluções.

É claro que toda publicidade de produtos também envolve campanhas e lançamentos (falaremos sobre eles mais adiante), mas a estratégia de marketing não é só isso.

É um conjunto de elementos que podem levar as pessoas em uma jornada desde o conhecimento do seu produto até a compra final.

Por isso, você precisa entender e planejar as diversas formas de divulgar sua marca para atrair públicos de diversos canais de comunicação.

Por que é importante ter uma estratégia de marketing?

Claramente, o melhor marketing para um produto é aquele que venderá o que você oferece ao seu público.

No entanto, você precisa ter uma estratégia de marketing bem estruturada antes de iniciar suas ações promocionais porque, mais do que vender, é muito importante entregar algo de valor para as pessoas.

Você precisa mostrar soluções relevantes, essa é a melhor forma de atrair clientes.

Mesmo se você estiver vendendo algo online, o processo de vendas ainda é pessoal e exige que você se concentre no consumidor.

Você precisa iniciar um negócio com um propósito e ajudar os consumidores a resolver um problema é um grande objetivo.

Se você pensar em estratégias que possam de alguma forma mostrar o quanto seu produto ou serviço pode mudar a vida das pessoas, você pode atrair seus clientes de forma orgânica, o que também ajuda a aumentar seus lucros, já que você não precisará fazer um grande investimento.

O mais importante no planejamento de suas ações de marketing é que você possa pensar em estratégias de baixo custo e alto impacto, criativas e realmente focadas na persona do seu negócio.

Afinal, quanto mais específicas forem suas ações para o seu nicho , maiores serão suas chances de atrair clientes.

Estratégia de Marketing: descubra as 15 mais poderosas!

Agora que você entende o que é estratégia de marketing e sabe o quanto ela é importante para o seu negócio, é hora de pensar em quais estratégias abordar.

É claro que cada empresa tem um público diferente que deseja alcançar. Portanto, isso não significa que todas as ações serão adequadas para você. O importante aqui é perceber o número de elementos que você pode usar para aumentar sua promoção e usar aqueles que são mais adequados para sua persona. O Blog Seo BH detalha outras coisas para um marketing bem feito, veja a seguir https://www.seobh.org/category/blog/

Além disso, você também deve saber que não precisa escolher apenas uma estratégia de marketing para o seu negócio. Com planejamento, você pode colocar em ação algumas estratégias e, com o tempo, perceberá o que funciona e poderá desfazer ou ajustar o que não é relevante para o seu negócio.

1. Blog

Um blog é uma das estratégias mais conhecidas e é utilizada por quem quer atrair clientes de forma orgânica online e entregar conteúdo educativo e de qualidade.

Porque, quando você tem um blog, pode escrever posts que respondam a diferentes perguntas (das mais básicas às mais técnicas) e que mostrem soluções específicas para o seu público.

Você ainda tem dúvidas sobre como começar com essa estratégia de marketing? Leia nosso post com o passo a passo completo para criar seu blog.

2. SEO

Não adianta ter um blog com muito conteúdo interessante para seu público se seus posts não conseguem alcançá-los.

É por isso que você precisa aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) em seus posts, para que sua página apareça nos primeiros lugares dos buscadores como o Google.

Trabalhe bem suas palavras -chave em seus textos, teste títulos que chamem a atenção dos usuários, escreva conteúdo completo e realmente eduque seu público.

O importante é otimizar todos os seus posts para que as pessoas possam acessar seu conteúdo sempre que buscarem um termo relacionado ao seu nicho.

3. E-mail marketing

Muitas pessoas ainda têm a ideia de que o e-mail não é mais uma boa estratégia de marketing; afinal, muitos usuários nem se dão ao trabalho de ler as mensagens encaminhadas a eles.

Mas não é isso que acontece, principalmente se seus e-mails tiverem conteúdo interessante para as pessoas, e não apenas propaganda de seus produtos ou serviços.

Crie um boletim informativo, por exemplo, e envie informações importantes por e-mail para incentivar as pessoas a compartilhar seu endereço de e-mail com você.

Outra opção é enviar recursos gratuitos valiosos, como e-books.

Essa é uma forma de manter a comunicação com seus clientes em potencial por e-mail e também de mantê-los engajados com sua marca.

Ainda não sabe como começar a usar essa estratégia? Confira nosso post com dicas de como criar fluxos de e-mail eficazes para sua empresa.

4. Mídias sociais

As redes sociais , em geral, são um ótimo canal para se comunicar com o público, principalmente porque praticamente todo mundo está nela.

Como estratégia de marketing, o que você precisa fazer é entender onde está sua persona: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter ou Snapchat?

É provável que você tenha que realizar ações de marketing em mais de uma rede social, mas tome cuidado para não se esforçar demais em lugares onde seu público não está. Isso pode realmente ser um desperdício de seu tempo.

E lembre-se: suas redes sociais também precisam fornecer conteúdo que agregue valor aos usuários. Portanto, não apenas anuncie sua marca o tempo todo.

Fonte de Reprodução: Getty Imagem

5. Canal de vídeo

Você sabia que mais de 40% das pessoas dizem que preferem consumir conteúdo em formato de vídeo ?

É por isso que plataformas como o YouTube cresceram tanto nos últimos anos e estão sendo usadas por muitos setores, sejam eles online ou não.

A verdade é que ao criar vídeos, você pode transmitir informações valiosas ao seu público e eles podem acessá-las facilmente.

Então, por que não usar vídeos para divulgar seus produtos e serviços e atrair mais clientes em potencial?

Além do YouTube, existem outras formas de monetização com vídeos, e você pode entender melhor lendo este texto sobre como ganhar dinheiro com vídeos online – além do YouTube .

6. Links patrocinados

Links patrocinados são anúncios vinculados a outras páginas, geralmente relacionadas ao seu negócio, pelos quais você paga para ser promovido.

O objetivo desses links é que outras pessoas que procuram por temas semelhantes ao seu, mas ainda não conhecem seu produto ou serviço, possam encontrá-lo em outros blogs, redes sociais e sites em geral que seguem.

Uma estratégia de marketing que tem agradado imensamente aos usuários são os anúncios nativos . Isso ocorre porque essa forma de publicidade paga não atrapalha a experiência de navegação dos usuários nas páginas em que estão.

7. Mídia Digital Fora de Casa

Quando pensamos em Nova York, além da famosa Estátua da Liberdade, é bem provável que a primeira imagem que venha à mente seja a Times Square.

Este é um destino que a maioria dos turistas espera ver quando visitam os EUA, principalmente porque é adornado com vários outdoors e anúncios e é conhecido como “A Encruzilhada do Mundo”. Esses outdoors anunciam tudo o que você pode imaginar, o que significa que é uma ótima oportunidade para promover negócios.

Recentemente, tornou-se comum encontrar painéis ou telas de LED em elevadores e ônibus, por exemplo, com diversos anúncios.

Se o seu objetivo é promover o seu negócio na sua região geográfica, esta é outra forma de promover ainda mais a sua marca.

Mas, novamente, você precisa sempre pensar onde está o seu público e se essa estratégia é mesmo interessante para o seu negócio.

8. Rádio, TV, revistas e jornais

Assim como a mídia digital OOH, a publicidade em mídia de massa e mídia impressa depende muito do seu tipo de negócio e dos canais de comunicação que seu público mais utiliza.

Além disso, você também precisa planejar as despesas que terá; afinal, esse tipo de estratégia de marketing costuma exigir um investimento maior.

9. Eventos

Independentemente de seu negócio ser físico ou online, criar eventos para interagir com seu mercado também é uma ótima forma de divulgar sua marca.

Esses eventos podem ser pequenos para uma empresa com a qual você deseja criar uma parceria, ou ainda maiores, eventos abertos ao público, a fim de atrair novos clientes e educar seu público pessoalmente.

Mesmo para quem trabalha online, tudo que envolve pessoas exige empatia.

Então é interessante que você crie eventos para que as pessoas conheçam e até vejam você.

Isso fará com que eles percebam possibilidades que, se exibidas apenas online, podem passar despercebidas.

Se você não pode criar seus próprios eventos, tente pelo menos participar dos principais da sua região.

Dessa forma, você pode trabalhar suas habilidades de networking e conhecer não apenas potenciais clientes online, mas também possíveis parceiros de negócios (que é nosso próximo tópico).

10. Parcerias

Iniciar parcerias, principalmente no mercado digital, é uma forma eficiente de aumentar o alcance do seu negócio. No entanto, encontrar bons parceiros alinhados ao seu modelo de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil.

Existem vários tipos de parcerias que você pode buscar, por exemplo:

  • Troca de guest posts com outros blogs;
  • Colaboração em um canal do YouTube (quando um YouTuber grava com outro nos dois canais);
  • Co-produção de e-books ou newsletters;
  • Promoção na rede social de um digital influencer .

O importante nesse tipo de estratégia de marketing é que você consegue identificar parceiros que podem te ajudar a atrair mais clientes e para quem você pode fazer o mesmo. Assim, haverá um aumento em ambos os públicos.


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing