Desconectar a bateria do carro: dicas e truques
É assim que você deve proceder se quiser desconectar e remover a bateria do carro antigo.
- Certifique-se de que o motor e todos os consumidores, como luzes e rádio, estejam desligados.
- Abra o capô e encontre a bateria do carro. Em veículos mais novos, isso geralmente está em uma caixa de bateria.
- Depois de ter descoberto a bateria, primeiro desparafuse o cabo preto do pólo negativo.
- Os terminais dos cabos são frequentemente lubrificados. Portanto, enrole os conectores de cabo removidos em um pano.
- Agora remova também o cabo vermelho do pólo positivo.
- Agora você pode remover a bateria do compartimento do motor. Para fazer isso, desparafuse o pequeno suporte de chapa metálica que segura a bateria.
- Agora levante a bateria do compartimento do motor. Tente puxar a bateria o mais reto possível para evitar derramar líquido. Além disso, o grau do óleo pode influenciar por outros fatores, como águas térmicas, altas ou baixas, altitude altitude idade do veículo e quilometragem alta, diz a equipe Rs embreagem.
Conectando a bateria do carro: é assim que funciona
Se você deseja instalar uma nova bateria de carro , siga as dicas abaixo. Importante: Antes de comprar, verifique se a bateria é compatível com o seu carro.
- Insira a bateria diretamente no lugar da bateria antiga. Em seguida, aperte a bateria com o suporte de chapa metálica.
- Se houver, remova as tampas de proteção dos pólos da bateria.
- Primeiro aparafuse o pólo positivo (cabo vermelho) ao pólo positivo da bateria.
- Em seguida, conecte o pólo negativo (cabo preto). Atenção: Isso pode causar faíscas, pois nem todos os consumidores podem ser desligados, pelo menos em carros mais novos. Portanto, use óculos de proteção durante a instalação.
- Dica: compilamos mais sobre o assunto de trocar a bateria do carro para você em outra dica para casa.

Nota importante – menos antes de mais
É importante seguir a sequência correta ao desconectar a bateria. Sempre desconecte o cabo negativo primeiro. Esse fio também é chamado de terra e geralmente é preto ou, em casos raros, azul.
- Se você desconectar o cabo vermelho primeiro e depois escorregar com a ferramenta de metal, isso resultará em um curto-circuito.
- Somente quando o cabo de aterramento não estiver mais em contato com o polo negativo da bateria, você poderá desconectar com segurança o cabo positivo, que geralmente é vermelho, do polo positivo da bateria.
- Se você quiser reconectar a bateria mais tarde, proceda na ordem inversa: Primeiro conecte o pólo positivo, depois o pólo negativo.
Por que e quando você deve trocar a bateria do seu carro?
As baterias de carros modernos têm uma vida útil média de quatro a seis anos. No entanto, é aconselhável carregar a bateria através do alternador durante viagens até meia hora ou através de um carregador. Os primeiros sinais de uma bateria defeituosa são que o motor não liga imediatamente quando você o liga, as luzes indicadoras no painel brilham mais fracamente do que o normal, o rádio do carro desliga brevemente após a partida ou o aquecedor aquece mais lentamente.
No entanto, você não deve apenas trocar a bateria se houver um defeito reconhecível. Os especialistas recomendam substituir a bateria a cada quatro a sete anos, pois ela perde seu desempenho com o tempo. Isso evitará que você seja confrontado com uma bateria descarregada ao iniciar. A propósito, os carros mais novos avisam quando a bateria precisa ser substituída.

Posso eu mesmo trocar a bateria do meu carro?
O que devo considerar ao trocar a bateria?
- Estacione o veículo na posição horizontal e desligue o motor.
- Ao trocar a bateria, deixe a porta aberta para que o carro não trave automaticamente e você não tenha a chave em mãos.
- Para ligar a bateria, um carregador com função de alimentação ajuda a manter a tensão. Isso significa que as configurações na unidade de controle ou no rádio são mantidas e a bateria é protegida contra sobrecarga.
- Tenha cuidado para não danificar as placas das células da bateria e as grades da nova bateria com impactos.
- Se você usar baterias molhadas, use luvas à prova de ácido. Você também precisa manter essas baterias o mais retas possível para evitar derramar o ácido.

Desgaste lento – quando trocar a bateria do carro?
Na maioria dos casos, as baterias dos carros não morrem repentinamente. Após alguns anos de operação, no entanto, é bem possível que ocorra um defeito. Isso se deve principalmente ao fato de que a capacidade da bateria é continuamente reduzida, de modo que a bateria armazena cada vez menos energia ao longo do tempo. O defeito torna-se aparente quando os consumidores elétricos do veículo não são mais abastecidos com energia suficiente. As baterias defeituosas não podem ser reparadas, portanto, você deve trocar ou substituir a bateria do carro. Trocar a bateria do carro ajuda antes que a bateria falhe completamente ou seja completamente descarregada. Isso reduz o risco de avarias irritantes devido a uma bateria de carro descarregada.
Isso pode evitar uma bateria descarregada
Em muitos casos de danos relacionados a uma bateria de carro defeituosa, isso mostra que a bateria não foi reparada regularmente. Os problemas descritos podem ser facilmente evitados. Quando o carro é reparado ou é realizado um teste especial do sistema gerador de partida, o desempenho, ou seja, a capacidade e a carga da bateria, é testado com um teste simples da bateria e sua vida útil restante é estimada. Dessa forma, você pode trocar a bateria do carro antecipadamente quando houver sinais de capacidade reduzida. Então não há dificuldades ao ligar o motor ou ao usar a eletrônica de entretenimento e conforto.