Implantes dentários parciais ou completos: qual você precisa?

Se você tem dentes faltando, não se preocupe. Você está em boa companhia.  Felizmente, o tratamento odontológico evoluiu das dentaduras! Os implantes dentários podem fazer uma grande diferença para qualquer pessoa com um ou mais dentes faltando.

O que é certo para você – implantes dentários parciais ou implantes dentários completos? Qual é a diferença e como você pode fazer a escolha certa? Continue lendo para descobrir se você precisa de implantes dentários parciais ou completos. A escolha entre implantes dentários parciais ou completos pode ser facilitada com soluções avançadas como o Ortho 3D, que oferece precisão e conforto durante todo o tratamento, garantindo resultados eficazes.

Fonte de reprodução: Youtube Dentes Fixos Sem Enxerto Ósseo

Como funcionam os implantes dentários

Implantes dentários podem ser um pouco confusos. A parte do implante se refere a um poste que é implantado no maxilar abaixo da linha da gengiva.

Após a cura, um pequeno pilar é parafusado no encaixe. Então, um dente artificial – uma coroa – é fixado ao pilar. Isso dá a aparência de um dente natural. 

O mais incrível sobre implantes dentários é que você pode anexar mais de um dente a um único implante. Às vezes, seu dentista pode anexar dois dentes a um único implante. Alternativamente, cinco dentes podem ser anexados a dois implantes.

E se você precisar de implantes dentários completos? Isso pode fazer você pensar que precisaria de um implante para cada dois dentes! No entanto, a realidade é muito mais simples.

Usando um método chamado ‘all-on-four’, seu dentista pode anexar implantes dentários completos – um vão inteiro – a apenas quatro implantes. Quando eles são colocados estrategicamente, esses quatro implantes podem fornecer estabilidade para todo o conjunto superior ou inferior de dentes.

Implantes dentários parciais ou completos
Implantes dentários parciais ou completos

Implantes dentários vs ponte – qual é o melhor?

Antes que os implantes dentários fossem uma opção, as pontes dentárias eram o principal tratamento para dentes ausentes.

Pontes dentárias ainda são um ótimo tratamento para muitas pessoas. Elas usam os dentes de cada lado dos dentes perdidos para criar uma ponte para suportar um ou mais dentes artificiais.   

Pontes dentárias são geralmente uma opção mais acessível. Elas impedem que seus dentes se inclinem para preencher o espaço deixado pelos dentes perdidos. Elas também preenchem espaços feios com dentes artificiais de aparência natural.

No entanto, se você está procurando uma solução mais permanente, implantes dentários parciais são uma ótima escolha. Eles previnem a perda óssea na mandíbula, dão suporte aos outros dentes e não colocam pressão sobre os outros dentes.  

Pontes dentárias podem se desgastar com o tempo. Implantes dentários são mais permanentes e também dão uma aparência final mais natural. 

Implantes dentários parciais ou completos
Implantes dentários parciais ou completos

Implantes dentários vs. dentaduras – qual é o certo para você?

Não importa se você tem perda parcial ou total de dentes, as dentaduras têm sido o caminho a seguir por muitos anos. As dentaduras são acessíveis, permitem que você tenha uma dieta variada e tenha a estética de um sorriso completo. No entanto, a maioria das pessoas prefere algo que pareça e seja mais natural.

Na batalha entre implantes dentários e dentaduras, só há um vencedor.

Os implantes dentários parecem mais naturais. Eles são embutidos no maxilar e proporcionam uma experiência alimentar muito mais natural e confortável. Você pode comer uma grande variedade de alimentos sem ter que se preocupar com suas dentaduras. 

Os implantes dentários são fixados permanentemente, então você não precisa retirá-los para limpeza. 

Não importa se você tem perda dentária mínima ou completa, os implantes dentários podem fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida. 

Implantes dentários parciais ou completos
Implantes dentários parciais ou completos

Implantes dentários parciais ou completos – Fazendo a escolha certa

A escolha entre implantes dentários parciais ou completos dependerá da extensão da perda dentária.

Se você perdeu todos os seus dentes, então claramente implantes dentários completos são o caminho a seguir. Como mencionado anteriormente, você pode ser um candidato para implantes dentários all-on-four. Seu dentista realizará uma avaliação completa da sua saúde bucal para ver se esta é uma opção para você.

Se você perdeu quase todos os seus dentes, então seus dentes restantes ainda podem estar em risco. Com o tempo, a força do seu maxilar também pode diminuir. Neste caso, seu dentista pode discutir a remoção desses dentes restantes e substituí-los por implantes dentários completos.

E se você tiver apenas um dente faltando, ou apenas alguns dentes adjacentes? Nesse caso, implantes dentários parciais podem ser uma ótima opção. Você pode precisar de apenas um implante para restaurar dois dentes adjacentes. 

Os implantes dentários darão a você a sensação mais próxima dos dentes naturais. Eles suportarão grande pressão, então você poderá aproveitar suas comidas favoritas novamente. Eles também parecem muito mais naturais do que dentaduras.

Recuperação de implantes dentários 

Todo o processo, do início ao fim, leva alguns meses. No entanto, o período de recuperação após a consulta inicial para encaixar o implante é breve. O processo que leva vários meses está acontecendo abaixo da linha da gengiva.

Depois que o dentista tiver instalado o implante dentário, o maxilar se unirá a ele. Isso leva alguns meses, mas a espera vale a pena. Isso forma um suporte sólido para seu novo dente, muito parecido com a raiz natural de um dente. 

Implantes dentários parciais ou completos
Implantes dentários parciais ou completos

Custos de implantes dentários

Os custos dos implantes dentários variam, dependendo de uma série de fatores. Isso inclui se você precisa de enxerto ósseo e quantos implantes dentários você precisa.

Converse com seu dentista sobre os custos potenciais durante sua consulta inicial. Você também pode investigar se seu seguro odontológico pode cobrir algum dos custos.

Ortho 3D: Transformando o Futuro da Ortodontia

A tecnologia Ortho 3D está revolucionando a ortodontia por ser a integração da impressão 3D ao planejamento digital personalizado. Com essa técnica, dentistas e ortodontistas podem criar aparelhos ortodônticos que se encaixam perfeitamente às necessidades de cada paciente, desde os alinhadores transparentes até os braquetes. Isso é feito por meio de softwares capazes de instruir a impressora 3D a criar as peças com milímetros de precisão, garantindo tratamentos mais rápidos e eficazes.

Outro ponto importante que o Ortho 3D oferece é o conforto ao paciente, pois ele se adapta perfeitamente à morfologia dental. Graças a esse grau de precisão, o aparelho ortodôntico se torna mais eficaz, diminuindo o tempo de uso e melhorando o resultado obtido. Outro aspecto que diferencia essa tecnologia é o uso dos melhores materiais, como resinas aprovadas pela FDA, garantindo durabilidade e resistência na produção dos artefatos impressos em 3D.

FAQ: Implantes dentários parciais ou completos: qual você precisa?

1. O que são implantes dentários?

Implantes dentários são dispositivos feitos de titânio ou cerâmica, instalados no osso, do qual os dentes foram perdidos. Eles servem de base para coroas, pontes ou próteses fixas, substituem a raiz do dente e resolvem o problema de perda dentária.

2. Qual a diferença entre implantes dentários parciais e completos?

Os implantes parciais servem para substituir um ou alguns dentes perdidos, é um dispositivo pequeno e contém um parafuso ou coroa, já os implantes totais são utilizados em caso se precisão substituir todos os dentes superiores ou inferiores. A diferença entre eles está nas condições do paciente, e no número de dentes perdidos.

3. Como saber qual tipo de implante eu preciso?

Para determinar qual implante você precisa, é necessário fazer uma avaliação clínica dos dentes. Se você perdeu alguns ou apenas um dente, dentista irá recomendar o implante parcial, mas se você perdeu todos os dentes da arcada, o mais provável que você precisa de um implante total. O médico deverá medir a quantidade de osso que você possui no maxilar e determinar a necessidade de enxertos.

4. Quais são os benefícios dos implantes dentários?

Os implantes dentários proporcionam uma série de benefícios como a restauração da função de mastigação, melhora da estética facial, preservação do volume ósseo e proporcionam maior comodidade que as próteses removíveis. Eles também possuem grande durabilidade, podendo permanecer por muitas décadas.

5. Quanto tempo dura um implante dentário?

Com uma boa saúde oral e hábitos saudáveis, os implantes dentários podem durar de 20 a 25 anos ou mais. No entanto, a durabilidade depende do cuidado e dos hábitos do paciente, bem como da qualidade dos materiais utilizados.

6. O procedimento de implante dentário é doloroso?

O implante dentário é feito sob anestesia local, o que significa que não deve haver dor durante o processo cirúrgico. No pós-operatório, o paciente pode sentir desconforto, mas ele é bem tolerado e controlado com analgésicos prescritos pelo dentista. O tempo médio do processo de cicatrização é entre três a seis meses, mas esse tempo pode ser maior ou menor dependendo da técnica utilizada e das condições do paciente.

Fonte: https://blog.odontocompany.com/veja-9-tipos-de-protese-dentaria-e-escolha-a-melhor-opcao-para-voce/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *